A leishmaniose é uma zoonose, ou seja, é uma doença animal que pode ser transmitida aos humanos. É causada por um parasita chamado Leishmania spp que entra no organismo do animal através da picada de um flebótomo (pequenos insetos semelhantes a mosquitos). A leishmaniose pode afetar todos os mamíferos, mas o cão é o principal reservatório.
Também é importante notar que nem todos os cães portadores de Leishmania spp. Acabam a desenvolver a doença.
O que acontece quando um flebótomo infetado com leishmaniose pica um cão?
Quando o cão deteta a chegada do parasita, ele tenta erradicá-lo por meio de uma resposta imune específica. Se essa resposta falha, o parasita dissemina-se de forma generalizada e os sinais físicos podem começar a desenvolver-se.
Regiões com maior prevalência de leishmaniose
Considerando que a causa da doença é a picada de um inseto, há muitos fatores que podem influenciar as suas probabilidades de ocorrer, e são essas que devemos ter em mente ao preveni-la.
O clima da bacia do Mediterrâneo é especialmente favorável para o aparecimento e sobrevivência dos flebótomos. Além disso, os efeitos das mudanças climáticas prolongam a temporada quente, quando os flebótomos estão no seu período de atividade.
Os momentos em que estão mais ativos são entre o entardecer e o amanhecer, por isso é importante garantir que seu cão não durma fora de casa e tentar passear em outros momentos do dia. Além disso, existem outras medidas de prevenção muito eficazes, como os antiparasitários externos ou a vacina.
Tipos de leishmaniose
É muito difícil definir com precisão os sinais desta doença, pois são muito variados e dependem do cão e do tipo de leishmaniose que ele desenvolveu.
Agora que conhece um pouco mais sobre o que é a leishmaniose, pode tentar preveni-la protegendo os seus cães, tanto quanto possível, que se infectem. Se acredita que seu cão pode ter contraído a doença ou precisa de mais informações sobre métodos de prevenção, recomendamos que visite o seu médico veterinário o mais rápido possível. Para mais informações sobre como proteger a saúde do seu cão, pode nos seguir no Instagram.
- Stop Leishmania. Leishmaniosis en perros. Última consulta (20/05/2021) http://www.stopleishmania.org/es/leishmaniosis.php#riesgos
- Salud Animal. Leishmaniosis. ¿Cómo actúa LetiFend? Última consulta (20/05/2021) https://saludanimal.leti.com/es/leishmaniosis_1036